Cumprir o compromisso e responder aos anseios.
Hoje é um daqueles dias em que não estou com inspiração para escrever uma boa coluna, porém, creio que este nosso meio de comunicação é mais do que uma simples publicação é um compromisso, porque mesmo que vocês leitores não me retornem, acredito que muitos de vocês são fieis e aguardam o novo texto, então em nome desse anseio abaixo descrevo algumas estórias onde aprendi lições para uma vida melhor e agora compartilho com vocês, grande abraço!
A felicidade é uma condição, não um motivo.
Um dom, não um objeto.
Hermann Hesse
Uma lenda da índia diz que algum dia todos já fomos deuses.
Mas, com o tempo, abusamos de nossos poderes. Brahma, o mais poderoso deus, decidiu nos punir tirando nossa divindade. Convocou uma reunião com outros deuses importantes para resolver onde esconderia nossa santidade. Um deus sugeriu colocá-la bem no fundo da terra. “Não”, falou Brahma, “o homem descobrira um modo de cavar um túnel de quilômetros de distancia abaixo da superfície”. Outro deus sugeriu esconder nossa santidade no fundo do mar. “Não”, respondeu Brahma, “o homem aprenderá como mergulhar até o fundo do mar”. Um terceiro deus teve a idéia de colocar nossa divindade no alto de uma enorme montanha. “Não”, disse Brahma, “o homem escalará todas as montanhas altas do planeta ate encontrar a divindade”. Perplexos, os outros deuses disseram a Brahma que desistiam - parecia não haver lugar algum capaz de esconder nosso poder e mantê-lo fora de nosso alcance. “Esperem”, falou Brahma com um sorriso. “Já sei. Vamos esconder a santidade do homem dentro dele - ele jamais pensará em procurá-la em seu íntimo.”
Desde então, passamos décadas cavando a terra, mergulhando no fundo do mar e escalando montanhas íngremes procurando por algo que esta dentro de nós.
“A busca pela felicidade é uma das principais causas da infelicidade.” Eric Hoffer
Um dos motivos por que vivemos procurando a felicidade através do materialismo, é que confundimos prazer com felicidade.
O prazer é uma sensação física, a felicidade é espiritual.
Os segredos da felicidade estão todos na sua cabeça, não apenas porque são atitudes, mas porque são verdades que aprendemos em algum momento de nossa vida, mas que foram ignoradas ou esquecidas.
Uma historia formidável sobre o filósofo grego Diógenes diz algo semelhante:
A renuncia ao materialismo propicia liberdade.
Diógenes estava sentado à beira da estrada comendo mingau de aveia.
Um filósofo da corte o vê e se junta a ele para conversar.
- Sabe, Diógenes, se você aprendesse a bajulara o rei como nós, não precisaria viver se alimentando de mingau de aveia.
Diógenes nem mesmo se deu ao trabalho de tirar os olhos de sua tigela, e apenas disse:
- Se você aprendesse a viver de mingau de aveia, não precisaria bajular o rei.
Grande abraço à todos!
Marcelo Granatto - 30/06/2007
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Seja bem vindo.
Deixei aqui a sua opinião ou comentário e participe.