sábado, 28 de março de 2009

Brasil, apenas uma de suas realidades...- 11

“Sorte é um momento em que a oportunidade encontra o preparo.”

Fome: a face negra do Brasil

“A maior mazela social existente no Brasil é, sem duvida, a fome. Há uma parcela significativa de famintos, pessoas que vêem arrancados de si o direito à nutrição e, conseqüentemente, à dignidade cidadã. Não é por escassez de alimentos que isso ocorre, mas pela má distribuição deles. Tal problema é ocasionado pela política socioeconômica adotada, à qual a sociedade assiste em disfarçada inércia. A miséria requer atenção especial. Não pode ser tratada como uma vergonha a ser omitida, e sim como uma epidemia a ser erradicada.”

“As conjunturas socioeconômicas nacional evidenciam falhas, porque as pessoas instruídas, capazes de julgar e avaliar as condições humanas, individualizaram-se.”

“O país inteiro tem conhecimento da fome originada pela seca no Nordeste. Há séculos o sertão não evolui; permanece marginalizado, embora nele vivam inúmeras famílias. Há uma explicação plausível para esse drama. Não interessa aos políticos criarem programas eficazes para aquela região. É proveitoso para eles que os sertanejos continuem místicos e ignorantes.”

“As crianças que sobrevivem à desnutrição crescem em meio a privações, tornando-se adultos amargos e desesperançosos.”

“De nada adianta discutir, planejar e dialogar sobre o problema, se não foram estabelecidas medidas práticas e cabíveis.”

“Realmente há vergonha nos contrastes sociais brasileiros. Imaginar a morte de uma criança por desnutrição repugna; torna-se preferível mascarar a realidade. Há um mal que mata no Brasil. Sabe-se que as pessoas morrem e que terminam como indigentes, vítimas da vida, que muitas nem chegaram a conhecer. A maior prova dessa argumentação é a seguinte; esta redação mesma - será lida, julgada e esquecida.”

Os trechos acima (retirados da íntegra da redação) se referem a uma REALIDADE brasileira, realidade essa que pode ser vista de forma explícita no filme ANJOS DO SOL

ATENÇÃO - CUIDADO Desde já aviso que é uma produção muito forte com cenas marcantes que refletem a verdade ainda existente em nosso país.

Marcelo Granatto - 22/04/2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo.
Deixei aqui a sua opinião ou comentário e participe.