É uma coisa incrível, eu não me canso de dizer obrigado. Seguem abaixo contribuições de leitores de carteirinha aqui da coluna, Elisa, Tarlison, Gelson e Pati, que acabam de lotar minha caixa de piadas, então vou repassar algumas nesta edição:
1. Você envia e-mail para conversar com a pessoa que trabalha na mesa ao lado da sua.
2. Você usa o celular na garagem de casa para pedir a alguém que o ajude a desembarcar as compras..
3. Esquecendo seu celular em casa, coisa que você não tinha há 20 anos, você fica apavorado e volta para buscá-lo.
4. Você levanta pela manhã e quase que liga o computador antes de tomar o café
5. Você conhece o significado de naum, tbm, qdo, xau, msm, dps ..
6. Você não sabe o preço de um envelope comum;
7. A maioria das piadas que você conhece, você recebeu por e-mail (e ainda por cima ri sozinho...)
8. Você fala o nome da firma onde trabalha quando atende ao telefone em sua própria casa (ou até mesmo o celular !!);
9.Você digita o '0' para telefonar de sua casa;
10. Você vai ao trabalho quando o dia ainda está clareando, volta para casa quando já escureceu de novo;
11. Quando seu computador pára de funcionar, parece que foi seu coração que parou,
11. Você está lendo esta lista e está concordando com a cabeça e sorrindo
12. Você está concordando tão interessado na leitura que nem reparou que a lista não tem o número 9.
13. Você retornou a lista para verificar se é verdade que falta o número 9 e nem viu que tem dois números 11
14. E AGORA VOCÊ ESTÁ RINDO CONSIGO MESMO...
15. Você já está pensando para quem você vai enviar esta mensagem ..
16.Provavelmente agora você vai clicar no botão 'Encaminhar' ...
É a vida... fazer o quê... foi o que eu fiz também... Feliz modernidade.
Um avião sofre uma pane e o piloto é obrigado a fazer uma aterrissagem
de Emergência, mas graças à sua habilidade, consegue pousar em
segurança no meio de uma avenida.
Passado o pânico, os passageiros batem palmas e começam a sair do avião.
Tudo parecia resolvido, quando um taxi desgovernado bate no avião.
No interrogatório com o motorista, o delegado questiona:
- O piloto evita uma catástrofe e o senhor consegue bater no avião parado?
Como é que o senhor não viu esse jato no meio da pista?
- Doutor, eu peguei um casalzinho lá no shopping, eles entraram no
táxi e começaram o maior amasso e eu 100% de atenção no trânsito.
- Sim, prossiga...
- Ele tirou a blusa dela e começou a chupar os peitos da moça e eu
vendo pelo espelhinho, mas com 90% de atenção no trânsito.
- Continue...
- Ele enfiou a mão nas pernas da moça e puxou a calcinha dela, e eu
com 80% de atenção no trânsito.
- E...
- Ela abriu o zíper e caiu de boca no bilau do rapaz, daí foi para 50%
minha atenção no trânsito!
- Ok! E então?
- Naquele pega-pega e chupa-chupa, ela tirou o bilau da boca e apontou
na direção da minha nuca, nisso o rapaz gritou:
- OLHA O JATO!!!
- Abaixei a cabeça na hora e nem vi a cor do avião... Doutor!! Como eu
ia saber que era a porra do jato e não o jato da porra?
O taxista foi liberado!
de Emergência, mas graças à sua habilidade, consegue pousar em
segurança no meio de uma avenida.
Passado o pânico, os passageiros batem palmas e começam a sair do avião.
Tudo parecia resolvido, quando um taxi desgovernado bate no avião.
No interrogatório com o motorista, o delegado questiona:
- O piloto evita uma catástrofe e o senhor consegue bater no avião parado?
Como é que o senhor não viu esse jato no meio da pista?
- Doutor, eu peguei um casalzinho lá no shopping, eles entraram no
táxi e começaram o maior amasso e eu 100% de atenção no trânsito.
- Sim, prossiga...
- Ele tirou a blusa dela e começou a chupar os peitos da moça e eu
vendo pelo espelhinho, mas com 90% de atenção no trânsito.
- Continue...
- Ele enfiou a mão nas pernas da moça e puxou a calcinha dela, e eu
com 80% de atenção no trânsito.
- E...
- Ela abriu o zíper e caiu de boca no bilau do rapaz, daí foi para 50%
minha atenção no trânsito!
- Ok! E então?
- Naquele pega-pega e chupa-chupa, ela tirou o bilau da boca e apontou
na direção da minha nuca, nisso o rapaz gritou:
- OLHA O JATO!!!
- Abaixei a cabeça na hora e nem vi a cor do avião... Doutor!! Como eu
ia saber que era a porra do jato e não o jato da porra?
O taxista foi liberado!
Este é um documento básico que achei interessante de ser publicado na íntegra, assim sendo espero que gostem ou que ao menos lhes seja útil de alguma forma, bem vindo ao mundo da fotografia:
Como fotografar
Qual é a melhor máquina, digital ou analógica?
As modernas máquinas digitais dispensam filme e trabalham com disquetes reutilizáveis. Para quem tem alguma familiaridade com computadores, elas são o máximo: permitem que você delete uma foto de que não gostou e manipule as imagens. Pois o preço desses prodígios vem baixando rapidamente. Para quem já entende um pouco do riscado e quer continuar se aperfeiçoando, a pedida é uma máquina do tipo reflex, aquelas que permitem que você troque a objetiva, ou lente. Há três tipos básicos de objetivas - grande angular, normal ou tele -, que dão muito mais liberdade de criação. Por isso os profissionais em geral usam máquinas desse tipo, mas elas não são recomendáveis para principiantes.
Quais são as melhores marcas?
Ao comprar, prefira marcas conhecidas, como Nikon, Canon, Pentax ou Sony, que garantem maior valor de revenda, para não falar em qualidade da imagem. Se estiver viajando para os Estados Unidos ou o Canadá, aproveite para comprar lá - é mais barato, sobretudo em Nova York, onde se encontram variedade e boas ofertas, e na vizinha New Jersey, que fica do outro lado do rio e pratica impostos menores. Na Europa e no Japão há muita variedade, mas os preços são mas altos até que os do Brasil.
Como ser fotogênico?
Estilo é o segredo para sair bem na foto. Siga as dicas para sair bem na foto:
1) Em vernissages ou lançamentos de livros, prefira as expressões intelectuais.
2) Se você usa óculos, aproxime a armação da ponta do nariz e olhe por sobre as lentes. Na falta do acessório, apóie o rosto com o dedo indicador na sobrancelha e o polegar em uma das bochechas.
3) Se quiser fazer o gênero galã, passe a mão nos cabelos ao notar que o fotógrafo se aproxima e lance para a câmera um olhar meio vago. O diretor de cinema Walter Salles Júnior é perito nessa pose.
4) Não encare a lente. Um ar blasé é muito mais eficiente. Continue conversando com os amigos e finja ignorar a presença do fotógrafo.
5) Quando for você o centro das atenções - seu aniversário, por exemplo -, brinque à vontade com a câmera. Desafie as lentes e faça caretas. Não tema o ridículo. O resultado geralmente é simpático.
6) Uma cara de bom moço é meio caminho andado para uma expressão de otário. É preferível um sorriso sacana, à Jack Nicholson, com um charuto entre os dentes.
7) Se quiser passar uma certa dose de sofisticação, fique de perfil e solte com vagar a fumaça do cigarro. No cinema, é tiro e queda.
8) Se você se envergonha do papo sob o queixo, feche a mão e apóie-o sobre ela. Fim do problema. No caso de bolsas nas pálpebras, levante ligeiramente o rosto ao ser fotografado.
9) Na falta de uma idéia melhor de expressão, pisque para a câmera. O truque é velho, mas infalível.
1) Em vernissages ou lançamentos de livros, prefira as expressões intelectuais.
2) Se você usa óculos, aproxime a armação da ponta do nariz e olhe por sobre as lentes. Na falta do acessório, apóie o rosto com o dedo indicador na sobrancelha e o polegar em uma das bochechas.
3) Se quiser fazer o gênero galã, passe a mão nos cabelos ao notar que o fotógrafo se aproxima e lance para a câmera um olhar meio vago. O diretor de cinema Walter Salles Júnior é perito nessa pose.
4) Não encare a lente. Um ar blasé é muito mais eficiente. Continue conversando com os amigos e finja ignorar a presença do fotógrafo.
5) Quando for você o centro das atenções - seu aniversário, por exemplo -, brinque à vontade com a câmera. Desafie as lentes e faça caretas. Não tema o ridículo. O resultado geralmente é simpático.
6) Uma cara de bom moço é meio caminho andado para uma expressão de otário. É preferível um sorriso sacana, à Jack Nicholson, com um charuto entre os dentes.
7) Se quiser passar uma certa dose de sofisticação, fique de perfil e solte com vagar a fumaça do cigarro. No cinema, é tiro e queda.
8) Se você se envergonha do papo sob o queixo, feche a mão e apóie-o sobre ela. Fim do problema. No caso de bolsas nas pálpebras, levante ligeiramente o rosto ao ser fotografado.
9) Na falta de uma idéia melhor de expressão, pisque para a câmera. O truque é velho, mas infalível.
Qual é a melhor distância para tirar uma boa foto?
Fique sempre a uma distância mínima de 1,5 metro daquilo que quiser fotografar, mesmo que o manual diga que você pode chegar mais perto. Se você se aproximar muito, há um enorme risco de distorcer as formas da pessoa (ou do objeto) a ser clicado. E não adianta tentar resolver a questão procurando outros ângulos. Se você inclinar a máquina para baixo, vai achatar as pessoas: um adulto fotografado de cima fica do tamanho de uma criança. Já se incliná-la para cima, vai encompridar aquilo que está fotografando. Sempre procure manter a câmera firme, numa posição paralela ao chão.
Qual é a luz ideal para fotografar?
Sempre dê uma volta em torno do que você quer fotografar, antes de apertar o botão. Repare de onde vem a luz do sol e dê as costas para ela. Assim seus alvos serão iluminados. A menos que você tenha uma máquina digital com o dispositivo "contra-luz", o qual dispara o flash na hora do clique. Ou dispare o flash (mesmo que seja dia). Já se você quiser um efeito silhueta, no qual o objeto fotografado vira uma espécie de sombra preta, fotogre na contraluz sem dó e não utilize nenhum dispositivo back light da máquina. Isso ocorre porque a máquina percebe onde há mais luz e se regula para essa intensidade. Daí, tudo o que for menos luminoso ficará escuro.
Como proteger minha máquina?
As lentes com um filtro UV impedem os arranhões. Se for para a praia, rio ou cachoeira, leve também sacolas de plástico. Assim, você evitará o contato da areia e dos dedos molhados com a câmera.
O enquadramento é importante para tirar uma boa foto?
O melhor é ter criatividade. Para mudar o monótono esquema "linha do horizonte no meio da foto", imagine o visor dividido em três partes iguais, na horizontal. Então, enquadre a linha do horizonte no terço inferior. Assim, a imagem ganha amplitude. E preste atenção ao fundo, procurando limpá-lo. Por exemplo, ao fotografar uma pessoa com uma árvore atrás, cuide para que os galhos não pareçam chifres plantados na cabeça da coitada.
Fotografar de um bom ângulo é fundamental?
Se perceber que você vai "cortar" a cabeça do fotografado ou que vai acabar escondendo o que pretende mesmo mostrar, mude de lugar antes de apertar o botão da máquina. Por exemplo, suba num lugar para ter visão panorâmica ou abaixe-se para exibir o céu ao fundo.
Qual é o corte ideal de uma foto?
Tenha em mente que aquilo que a máquina fotografa não é exatamente o que você vê no visor, pelo bom motivo de que a lente da máquina não está na mesma posição que seu olho. Esse desvio se chama paralaxe e, para compensá-lo, é preciso enquadrar sua foto dentro da linha tracejada que se vê no visor. Caso contrário, você cortará a cabeça ou os pés de quem estiver fotografando - fato, aliás, muito comum. Esta regra não vale para as máquinas profissionais, ou reflex, que já foram projetadas de modo a neutralizar o problema. E utilize os recursos da sua máquina, como o zoom.
Existe melhor horário para fotografar?
O ideal para fotografar é o mesmo do bronzeado seguro: até às 10 da manhã e depois das 3 da tarde, quando a luz está lateral e suave - e não clara e "dura", como dizem os fotógrafos. Dentro do "horário proibido", a máquina tende a fechar o diafragma, assim como a gente franze os olhos quando o sol está forte. Por isso, os tons claros escurecem. Para fotografar pessoas, essa hora também é péssima, porque produz sombras de cima, que enfeiam os rostos. Caso este seja o único horário possível para a foto, use o flash para diminuir a sombra no rosto do personagem.
É aconselhável fotografar à noite?
À noite, verifique no manual a distância que seu flash agüenta e respeite-a, fotografando apenas o que está dentro desse limite. Não adianta nada usar flash para fotografar paisagens. Mas, para retratar a turma no restaurante, resolve. Se sua máquina tiver aquele dispositivo para corrigir olhos vermelhos, acione-o. Se não tiver, não deixe as pessoas olharem direto para você, para amenizar o efeito olhos de vampiro. A paisagem noturna pode ficar muito bacana se você usar máquina manual, filme 800 Asa e um tripé.
O mundo Eletrônico
A cada dia que passa estamos mais familiarizados com os mecanismos eletrônicos que por sua vez nos fazem ter um novo leque de conhecimentos básicos.
Em todas as gerações necessitamos de uma pequena gama de conhecimentos, afim, de convivermos integrados na sociedade. Por exemplo, na idade da pedra os seres tinham uma noção de tempo através dos astros, nos tempos das embarcações os tripulantes necessitavam de conhecimentos sobre orientações geográficas e mapas, nos dias de hoje a utilização de mecanismos eletrônicos remotos ou não. Entendo que as novidades afloram em velocidade muito maior a qual se expande o conhecimento. E creio que devemos pensar em massificar esse conhecimento através de cursos e palestras instrutivas com o intuito de aproximar as pessoas que ainda estão distantes disso. E querendo ou não ainda existe um numero considerável de pessoas que não conseguem seguir as novidades na mesma velocidade que elas se apresentam.
Desta forma, creio ainda que a melhor maneira de aproximar a sociedade para as tecnologias comuns é através da instrução interativa. Aonde as pessoas sentem-se parte de um contexto e não um ser perdido no tempo querendo se atualizar.
Abraço a todos - E lembrando que a eleição da CIPA está próxima, procure conhecer os candidatos e suas propostas não vote pela "amizade",
as verdadeiras amizades não dependem de votos e sim de amigos.
Marcelo Granatto - 04/07/08
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