segunda-feira, 14 de setembro de 2009

81 – Escolhas, presente e ENEM.

Ao mestre Marcos

Alguns dias atrás, eu estava conversando com outros educadores em uma conferencia on line quando me lembrei de meu professor de estatística, Prof. Marcos, aonde o mesmo utiliza uma ferramenta que hoje esta sendo discutida como forma de aprimoramento de ensino.

Alguns educadores da Europa chegaram a conclusão de que sair do “modulo” fechado de ensino pode trazer seus alunos para as matérias de forma natural, sem as limitações ou ausências de informações que compõem a matéria. Os educadores realizam desenhos, piadas, estórias e ilustrações do tipo gibis durante a apresentação da matéria, fazendo com que o foco da nova informação passe despercebida e absorvida dando lugar às conversas de sala de aula em torno dos desenhos ou ilustrações realizadas pelo professor.

Isso nos prova mais uma vez que a criatividade humana é de tal maneira fantástica a ponto de se reinventar sempre que se depara com a necessidade. E assim seguem as transformações que vão desde uma sala de aula até nossa educação ambiental.

Afinal, quando vamos reinventar nossa forma de ver o ambiente em que vivemos?

Quando realmente esse assunto sairá das entrelinhas dos lutadores solitários para virar um eco mundial alcançando os surdos ouvidos dos poderosos?

Quando será o dia em que pensaremos antes para não corrermos atrás depois?

Professor Marcos fica aqui meu registro solitário, mas verdadeiro de entender seu lado lúdico das aulas que aparentam pouca importância ao contexto quando observada no seu dia a dia, mas que serão de suma importância em nossa profissão. Muito obrigado!

Quero agradecer a duas leitoras que sempre nos mandam material Suzi e Letícia Flores, obrigado meninas suas piadas estão sempre em nossas edições.

Araraquara reaproveita todo o lixo que produz.

A prefeitura de Araraquara (SP) informa que todo o lixo produzido na cidade vai para a usina de compostagem e é reaproveitado. Os resíduos orgânicos, separados, transforma-se em adubo. Já a parte reciclável, como latas, papéis e plásticos, é vendida para industrias. Além de proteger o meio ambiente, a iniciativa gera emprego para 35 ex-catadores do lixão, que receberam treinamento e trabalham uniformizados e com equipamentos de proteção na separação do lixo.

Plástico reciclado substitui madeira.

Uma empresa britânica, a 2K Manufacturing, é a pioneira na transformação de diferentes tipos de resíduos plásticos em substituto “verde” para a madeira compensada. Ela recicla diferentes produtos plásticos, que podem inclusive estar sujos, transformando-os em uma tábua composta chamada EcoSheet. A EcoSheet custa o mesmo que a madeira compensada.

Fonte Jornal do Senado

Escolho meus amigos não pela pele ou arquétipo qualquer, mas pela pupila!
Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante...
A mim não interessam os bons de espírito, nem os maus hábitos.
Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo.
Deles não quero respostas, quero meu avesso.
Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim.
Pra isso só sendo louco.
Quero os santos para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças.
Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta.
Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria.
Amigo que não ri junto não sabe sofrer junto.

Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade.
Não quero risos previsíveis nem choros piedosos.
Quero amigos sérios daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça.
Não quero amigos adultos nem chatos.
Quero-os metade infância e a outra metade velhice.
Crianças para que não esqueçam o valor do vento no rosto e velhos para que nunca tenham pressa.Tenho amigos pra saber quem eu sou.
Pois os vendo loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esqueço de que a "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.
(Oscar Wilde)

O presente

Segundo dados da ONU, 147 milhões de pessoas fumam maconha no mundo, o que faz dela a terceira droga psicoativa mais consumida do mundo, depois do tabaco e do álcool. A droga é proibida em boa parte do mundo, mas, desde que a Holanda começou a tolerá-la, na década de 70, alguns outros países europeus seguiram os passos da descriminalização. Itália e Espanha há tempos aceitam pequenas quantidades da erva - embora a Espanha esteja abandonando a posição branda e haja projetos de lei, na Itália, no mesmo sentido. O Reino Unido acabou de anunciar que descriminalizou o uso da maconha - a partir do ano que vem, a droga será apreendida e o portador receberá apenas uma advertência verbal. Os ingleses esperam, assim, poder concentrar seus esforços na repressão de drogas mais pesadas.

No ano passado, Portugal endureceu as penas para o tráfico, mas descriminalizou o usuário de qualquer droga, desde que ele seja encontrado com quantidades pequenas. Porte de drogas virou uma infração administrativa, como parar em lugar proibido.

Nos últimos anos, os Estados Unidos também mudaram sua forma de lidar com as drogas. Dentro da tendência mundial de ver a questão mais como um problema de saúde do que criminal, o país, em vez de botar na cadeia, obriga o usuário a se tratar numa clínica para dependentes. "Essa idéia é completamente equivocada", afirma o psiquiatra Dartiu Xavier, refletindo a opinião de muitos especialistas. "Primeiro porque nem todo usuário é dependente. Segundo, porque um tratamento não funciona se é compulsório - a pessoa tem que querer parar", diz. No sistema americano, quem recusa o tratamento ou o abandona vai para a cadeia. Portanto, não é uma descriminalização. "Chamo esse sistema de 'solidariedade autoritária'", diz o jurista Maierovitch. O Brasil planeja adotar o mesmo modelo.

Num vôo comercial saindo de Porto Alegre, o piloto liga o microfone e começa a falar aos passageiros:

- Bom dia senhores passageiros, este é o vôo Tam 426, com destino a São Paulo e escala em Florianópolis. Neste exato momento estamos voando a 9 mil metros de altitude, velocidade de cruzeiro de 860 Km/hora, e estamos sobrevoando a cidade de... OHHHHHHH, MEU DEUS!

E os passageiros escutam um grito pavoroso, seguido de um barulho infernal... NÃÃÃÃOOOOOOO!

Segundos depois, ele pega o microfone e, rindo sem graça, se desculpa:

- Desculpem-me, esbarrei na bandeja e meu chimarrão caiu em cima de mim. Vocês precisam ver como ficou a parte da frente da minha calça!

E um dos passageiros grita:

- Gaúcho filho da puuuuuuutaaaaaaaaa! Você precisa ver como ficou a parte de trás da minha!

PÉROLAS DO ÚLTIMO ENEM - EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO
parte 1/2:

'O sero mano tem uma missão....'
(A minha, por exemplo, é ter que ler isso!)

'O Euninho já provocou secas e enchentes calamitosas..'
(Levei uns minutos para identificar o El Niño....)

'O problema ainda é maior se tratando da camada Diozanio!' (Eu não sabia que a camada tinha esse nome bonito)


'Enquanto isso os Zoutros... tudo baixo nive...'
(Seja sempre você mesmo!!)


'A situação tende a piorar: o madereiros da Amazônia destroem a Mata Atlântica da região.'
(E além de tudo, viajam pra caramba, hein?)

'O que é de interesse coletivo de todos nem sempre interessa a ninguém individualmente.'
(Entendeu ....?)

'Não preserve apenas o meio ambiente e sim todo ele.' (Faz sentido)

'O grande problema do Rio Amazonas é a pesca dos peixes' . (Achei que fosse a pesca dos pássaros.)


'É um problema de muita gravidez.'
(Com certeza...se seu pai usasse camisinha, não leríamos isso!)

'A AIDS é transmitida pelo mosquito AIDES EGIPSIO.'
(Sem comentários)


'Já está muito de difíciu de achar os pandas na Amazônia' .(Que pena.. Também ursos e elefantes sumiram de lá)

'A natureza brasileira tem 500 anos e já esta quase se acabando'. (Foi trazida nas caravelas, certo ?)


'O cerumano no mesmo tempo que constrói, também destroi, pois nos temos que nos unir para realizarmos parcerias juntos.' . (Não conte comigo!)

'Na verdade, nem todo desmatamento é tão ruim. Por exemplo, o do Aeds Egipte seria um bom beneficácio para o Brasil' .(Vamos trocar as fumaças pelas moto-serras)

Grande abraço, e na próxima edição concluiremos a série da Maconha e do ENEM e falaremos sobre o mundo corporativo e suas melindres aguardem. Marcelo Granatto 14/09/09.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo.
Deixei aqui a sua opinião ou comentário e participe.