sexta-feira, 9 de outubro de 2009

83 – A democracia, o lugar certo e o estagiário.

Como ninguém esta a salvo eu também não estou, recentemente minha maquina foi infectada por um vírus que me trouxe muito transtorno e principalmente atraso em minhas demandas, uma delas com nossa coluna. Agora meio recuperado podemos voltar a publicar nosso periódico, porém, ainda com defasagem em nossas melhorias, mas acreditem, no próximo ano nosso espaço virtual sofre muitas mudanças aguardem. Aproveito para agradecer à Sergio Beheregaray pelas contribuições da coluna passada e a equipe do jornal do senado pelas matérias, obrigado!



Da criação ateniense aos tempos da internet
No ano de 507 a.C., Clístenes assumiu o comando de Atenas e estendeu os direitos de participação política a todos os homens livres nascidos na cidade-estado grega: os cidadãos. Eles se reuniam para decidir, no voto, os destinos da cidade. Nascia a democracia ateniense, base de todos os modernos regimes democráticos.
Ainda longe do que se considera ideal hoje, já que 90% dos habitantes eram proibidos de votar por serem estrangeiros, escravos ou mulheres, o regime de Atenas teve a grande virtude de, pela primeira vez, reconhecer que todos os cidadãos têm direito a opinar sobre os rumos do seu país e que essa opinião pode ser defendida perante os outros e votada.Séculos depois, a democracia já não significa mais apenas poder votar e ser votado: um regime democrático já não pode excluir quem quer que seja e deve ter eleições livres e justas, pluripartidárias e para todos os níveis do Executivo e do Legislativo. É preciso que o governo eleito seja eficiente e transparente, que haja instituições e mecanismos eficazes para o controle da corrupção e que exista equilíbrio entre os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
No país democrático de hoje deve haver imprensa e internet livres, liberdade para manifestações, discussões políticas e organização da sociedade civil, liberdade religiosa, independência do Judiciário e igualdade dos cidadãos perante a lei.
A revista inglesa The Economist realizou, em 2008, sua segunda pesquisa sobre a democracia no mundo, que avaliou as liberdades civis, o funcionamento do governo, o processo e a pluralidade eleitoral, e a participação e a cultura política da população em 167 países.Por esses critérios, a revista classificou o regime político das nações em democracias plenas, democracias imperfeitas, regimes híbridos e regimes autoritários. A maioria das democracias plenas está em países desenvolvidos, e há apenas um latino-americano nessa lista, o Uruguai.
Em relação à pesquisa feita em 2006 pela revista, 68 países perderam pontos, enquanto 56 nações melhoraram suas notas. Regimes políticos de oito países subiram de categoria, enquanto quatro baixaram de democracia imperfeita para regime híbrido. Na América Latina a pontuação subiu de 6,37 para 6,43, enquanto a média geral subiu de 5,52 para 5,55.



Esgoto tratado ajuda a irrigar a lavoura.
A irrigação de plantações com esgoto tratado é segura para os vegetais e os consumidores, além de aumentar em 30% a produtividade nas lavouras de cana, milho e tifton (gramínea usada em pastagens para produzir feno). Essa é a conclusão de um experimento realizado pela Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) e pesquisadores da USP de Piracicaba.


Em defesa de energia limpa.
Editoriais das duas revistas ressaltam que as mudanças climáticas fortalecem propostas de desenvolvimento sustentável: "Mesmo sem mudança climática, o argumento a favor de energia limpa, carros elétricos, proteção de florestas, eficiência no uso de energia e novas tecnologias agrícolas é forte. A mudança climática torna-o irrefutável".




Aqui vão mais algumas dicas de sites:

www.radiowebdagente.com.br - Rádio da Associações Benjamin Constant, POA/RS.

www.zinebrasil.wordpress.com - Histórias em quadrinho 100 % brasileiras.

E-book:
http://recantodasletras.uol.com.br/e-livros/1620380 - Do Vale das Sombras IV (Me morte)



O LUGAR CERTO


O dia havia apenas amanhecido e o agricultor solitário, já estava capinando a lavoura. Aquele seria, como outros tantos, um dia de trabalho árduo de sol a sol. Como era difícil a sua luta diária para sustentar a família. Algumas vezes se surpreendeu questionando a justiça divina, que o escolhera para o trabalho tão duro enquanto privilegiava outros com tarefas leves e agraváveis.
O sol já ia alto quando ele cansado, tira o chapéu e limpa o suor que escorria pelo rosto. Apoiou o braço sobre o cabo da enxada e se deteve a olhar ao redor por alguns instantes. Ao longe podia-se ver a rodovia que cruzava as plantações e ele avistou um ônibus que transitava pelas cercanias. Imediatamente pensou consigo mesmo: VIDA BOA deve ser a daquele motorista de ônibus. Trabalha sentado e sem muito esforço conduz muita gente a vários destinos. Não toma chuva nem sol e ainda de quebra deve ouvir uma musiquinha para se distrair.

De fato o motorista trabalha sentado e não está sujeito as interpéries. Todavia o motorista pensava ao ser ultrapassado por um automóvel de passeio, começou a pensar de si para consigo: ____ VIDA BOA deve ser a desse executivo, dirigindo um carrão de luxo! Não tem patrão para lhe cobrar horários nem tem que passar dias na estrada como eu, longe de casa e da família.

No entanto, logo à frente o executivo pensava em como era difícil a sua correria diária. As preocupações com os negócios, as viagens longas, as reuniões intermináveis, o salário dos empregados no final do mês, os impostos, aplicações, investimentos e outras tantas coisas para resolver. Mergulhado em seu pensamento, olhou para o céu e avistou um avião que cruzava os ares, e disse como quem tinha certeza: __VIDA BOA é a de piloto de avião. Conhece o mundo inteiro de graça, não precisa enfrentar esse trânsito infernal e o salário é compensador.

Dentro da gabine da aeronave estava um homem a pensar nos seus próprios problemas: ___ Como é dura a vida que levo. Semanas longe da esposa, dos filhos e dos amigos. Vivo mais tempo no ar do que no solo e para agravar, estou sempre preocupado com as centenas de pessoas que viajam sob minha responsabilidade. Nesse instante, um ponto escuro no solo lhe chamou a atenção. Observou atentamente e percebeu que era um homem trabalhando na lavoura. Exclamou para si mesmo: __ Ah! Como eu gostaria de estar no lugar daquele homem, trabalhando tranqüilamente em meio a vegetação e ouvindo o canto dos pássaros, sem maiores preocupações! E ao final do dia voltar para casa abraçar a esposa e os filhos, jantar e repousar serenamente ao lado daqueles que tanto amo. Isso sim é que é VIDA BOA!
Deus sabe qual é o melhor lugar para cada um de seus filhos, do que necessitamos para evoluir e que lições devemos aprender. Por essa razão todos estamos no lugar correto, com as pessoas certas, e na profissão adequada.
Viver é um grande desafio à inteligência humana e à capacidade do homem de florescer no lugar exato em que foi plantado.
(desconheço autor).




O Estagiário
Era meu aniversário de 37 anos, meu humor não estava lá essas coisas. Naquela manhã, ao acordar dirigi-me à copa para tomar café na expectativa de que meu marido dissesse:
'Feliz aniversário, querida'.

Mas ele não disse nem bom dia... Aí pensei:

'Esse é o homem que eu mereço!'

Mas continuei a imaginar:

'As crianças certamente lembrarão'.

Quando elas chegaram para o café não disseram nem uma palavra.Saí bastante desanimada, mas me senti um pouco melhor quando entrei no Fórum e meu estagiário, disse:

- Bom dia Drª, Feliz Aniversário!

Finalmente alguém havia lembrado.Trabalhei até o meio-dia, quando o estagiário entrou na minha sala dizendo:

- Sabe Drª Promotora... Está um dia lindo lá fora, e já que é o dia do seu aniversário, podemos almoçar juntos, só a senhora e eu.

Fomos a um lugar bastante reservado. Nos divertimos muito, e no caminho de volta ele sugeriu:

- Drª, com esse dia tão lindo, acho que não devemos voltar ao Fórum.Vamos até o meu apartamento, e lá tomaremos um drinque.

Fomos então para o apartamento dele, e enquanto eu saboreava um Martini ele disse:

Se não se importa eu vou até o meu quarto vestir uma roupa mais confortável.

'Tudo bem', respondi.

'Fique à vontade'.

Decorridos mais ou menos cinco minutos, ele saiu do quarto carregando um bolo enorme, seguido de meu marido, meus filhos, amigas e todo o pessoal doFórum.....

Todos cantando 'Parabéns Para Você'...

E lá estava eu, nua, sem sutiã, sem calcinha, sentada no sofá da sala...

É por isso que eu digo.....


ESTAGIÁRIO SÓ FAZ MERDA!!!


Abraço!!!! - M. Granatto - 10/10/2009

quinta-feira, 8 de outubro de 2009

82 - O futuro (final da série), garimpando e p/ os gordos.

Uma nova janela

Como muitos sabem trabalho em uma multinacional de telefonia da qual não exerço nenhum apreço pessoal, porém também não possuo queixas da empresa e sim de seus representantes, entretanto durante muito tempo fiquei estagnado sem um destino certo por não ter escolhido uma formação ideal e focada em meu gosto pessoal.
Hoje cursando Segurança do Trabalho e focado em seguir com a formação de Meio Ambiente me sinto mais jovem, reenergizado, seguindo para um caminho de prazer. Estou muito feliz com meus estudos atuais que se aproximam muito da pratica do dia a dia. O fato é que com isso ganhei uma nova janela para o mundo, uma nova forma de ver as coisas que posso conquistar, e quando digo coisas me refiro aos degraus de uma profissão que podem ser galgados sem as deferências pessoais ou atos fúteis que não refletem o verdadeiro profissional. Uma nova janela nos trás novos horizontes e novos riscos também, entretanto correr riscos não é o que me atormenta hoje. Meu maior pesar ainda é o fato de que devemos ser falsos dentro de um mundo de mentiras para que possamos permanecer nele. Mas afinal o que é verdadeiro quando falamos de interesses alheios?



Não importa onde você parou, em que momento da vida você cansou.

Recomeçar é dar uma nova chance a si mesmo, é renovar as esperanças na vida e, o mais importante, acreditar em você de novo.




O futuro


Há possibilidades de uma mudança no tratamento à maconha? "No Brasil, não é fácil", diz Maierovitch, que, enquanto era secretário nacional antidrogas do governo de Fernando Henrique Cardoso, planejou a descriminalização. "A lei hoje em vigor em Portugal foi feita em conjunto conosco, com o apoio do presidente", afirma. A idéia é que ela fosse colocada em prática ao mesmo tempo nos dois países. Segundo Maierovitch, Fernando Henrique mudou de idéia depois. O jurista afirma que há uma enorme influência americana na política de drogas brasileira. O fato é que essa questão mais tira do que dá votos e assusta os políticos - e não só aqui no Brasil. O deputado federal Fernando Gabeira, hoje no Partido dos Trabalhadores, é um dos poucos identificados com a causa da descriminalização. "Pretendo, como um primeiro passo, tentar a legalização da maconha para uso médico", diz. Mas suas idéias estão longe de ser unanimidade mesmo dentro do seu partido.
No remoto caso de uma legalização da compra e da venda, haveria dois modelos possíveis. Um seria o monopólio estatal, com o governo plantando e fornecendo as drogas, para permitir um controle maior. A outra possibilidade seria o governo estabelecer as regras (composição química exigida, proibição para menores de idade, proibição para fumar e dirigir), cobrar impostos (que seriam altíssimos, inclusive para evitar que o preço caia muito com o fim do tráfico ilegal) e a iniciativa privada assumir o lucrativo negócio. Não há no horizonte nenhum sinal de que isso esteja para acontecer. Mas a Super apurou, em consulta ao Instituto Nacional de Propriedade Intelectual, que a Souza Cruz registrou, em 1997, a marca Marley - fica para o leitor imaginar que produto a empresa de tabaco pretende comercializar com o nome do ídolo do reggae.


"A popularidade da maconha explodiu em 1920, quando o álcool foi proibido"

"O consumo moderado de maconha não provoca nenhum dano sério à saúde"


"Das cordas às velas, havia 80 toneladas de cânhamo no navio de Colombo"



Seguem aqui dicas de dois sites interessantes, um destinado aos músicos e amantes da nova musica, lembrem-se que é preciso remover muitos quilos para se retirar poucas gramas de ouro. O outro é um blog que divulgo pela oportunidade que ele nos dá de viajarmos com a Adriana. Boas descobertas:

www.guiadamusica.org - Guia musical com foco em São Paulo/SP.

www.paraasnoitesinsones.blogspot.com - Blog de Adriana Deffentil.



Só existe uma forma de encarar dieta: com bom humor. Sem isso, você está arriscado a ser um gordo chato, uma gorda pentelha, um magro mal humorado ou uma magra estressada. Ou uma pessoa normal na forma e insuportável no conteúdo. Se você está abaixo, acima, à esquerda ou à direita do seu peso ideal, tanto faz.


Leia as instruções da Dieta do Gordo e divirta-se:

REGRAS BÁSICAS:

1. Se você come e ninguém vê, a comida não tem calorias. Sem provas não há crime.

2. Se você tomar um refrigerante diet junto com uma barra de chocolate, as calorias da barra de chocolate são canceladas pelo refrigerante.

3. Se você comer de olhos vendados, pode engordar o quanto quiser que nunca vai ter um enfarte: o que os olhos não vêem o coração não sente.

4. Ande só com gente gorda e procure engordar todo mundo a sua volta, você parecerá mais magro.

5. Comida de cinema, como pipoca, supra-sumo, jujuba e MMs, não é considerado como comida e vai pra categoria cultura.

6. Biscoito quebrado tem menos caloria, pode comer à vontade.

7. Quando você lambe uma colher de doce, as calorias não podem ser contadas, porque por justiça, elas pertencem ao prato e não à você.

8. Comida gelada, como sorvete, não pode ser considerada calórica, porque caloria é medida de calor e sorvete nunca é quente.

9. É um mito que verdura emagrece. Elefante é herbívoro.

10. Não fique chateado se você passar a vida gordo. Você terá toda a eternidade pra ser só osso!


Então, frase do dia: NÃO FAÇA MAIS DIETA! Afinal, a baleia bebe só água, só come peixe, faz natação o dia inteiro, e é GORDA! Você tem pneus? Lógico, todo avião tem!

Grande abraço! – Marcelo Granatto – 07/10/2009